sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Acreditando na possível mudança do ser humano, sempre!


TÉCNICA DE PINTURA MONOCROMÁTICA COM PACIENTES EM CUIDADOS ESPECIAIS




"SE VOCÊ TRATAR UM INDIVÍDUO COMO ELE É, ELE PERMANECERÁ COMO É. MAS SE VOCÊ O TRATAR COMO SE FOSSE O QUE DEVERIA SER, ELE SE TRANSFORMARÁ NO QUE DEVERIA E PODERIA SER". (anônimo)

Ultimamente tenho refeltido muito sobre a riqueza e importância do que realmente significa essa frase.
Essas pinturas acima foram feitas com os 
PACIENTES EM CUIDADO ESPECIAL (P.C.E). 
O P.C.E é um grupo que já existe a um tempo na Clínica de Repouso Santa Isabel-E.S e que antigamente tinha outro nome: "Grupo de Crônicos", o grupo se trata de internos que por conta de sua doença mental perderam vínculos familiares e sociais e hoje são quase que moradores do hospital.
O nome "crônicos" sempre me incomodou porque me passava a idéia de algo que já não tinha mais possibilidades de mudança, de já ter chegado no final do túnel, só que sem luz alguma.
O nome foi mudado e já há cinco anos ele funciona como o P.C.E.
Ao contrário do que o antigo grupo de crônicos sugeria, alguns internos após árduo trabalho com as famílias conseguiram voltar para casa e outros ainda permanecem na instituição, mas SEMPRE sendo tratados 
"como se fossem o que deveríam ser", quem sabe um dia eles também "possam se transformar no que deveríam e poderíam ser"?




2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei Rê!
bjs Brunna.

Renata Moulin Magalhães disse...

Que bom Brunna, apareça sempre por aqui e seja bem vinda com seus comentários!!! Que tal passar a ser seguidora do blog heim? Dessa forma vc sempre será atualizada do que acontece por aqui! Bjs